sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia da Consciencia Negra, é hoje, dia 20

O dia da Consciencia Negra é comemorado neste dia de hoje em todo Brasil. Na verdade essa data é justamente para coincidir com a da morte de Zumbi dos Palmares, um negro batalhador e lutador. No Brasil a gente pode notar a história do negro, da escravidão trazida pelos portugueses. Com isso a discriminação foi grande a ponto de achar que o negro só serve para serviços dos senhores, um escravo do trabalho. Daí surgiu a fato de que eles são inferiores aos demais - por causa de sua cor e por processos anterioremente já citado sobre os mesmos, dando origem a discriminação racial. Nos Estados Unidos e em muitos lugares o negro era separado do branco e estudavam em escola diferentes. No Brasil o preconceito é secreto, no fingimento. Mas com o passar do tempo as coisas tem mudado e a discriminação tem minimizado. Hoje existem vários movimentos contra a discriminação racial, contra o preconceito que se tem contra o negro.
Mas por que ainda existe esse tipo de preconceito? Justamente porque é um problema trazido desde a colonização e que ramificou até os dias de hoje. É como se tivessemos lembrando do dia da abolição da escravatura e isso tras semelhanças da escravidão, do menosprezo e da inferioridade que esse povo tinha.
Em Laranjeiras, uma cidade do interior de Sergipe, tem um bairro chamado Mussuca onde se fala muito em quilombola. Neste povoado podemos notar a presença em massa de pessoas da cor escura e como eles mesmos gostam de ser chamados "de negro". Muitas pessoas até discriminam esse povoado por ahcar diferente mas esquecem que eles são iguais a todos nós a única diferença está na cor. Podemos citar por exemplo, que mussuquensses hoje tem muito mais privilégios que os dos outros povoados: são pessoas inteligentes, portadores de grandes propriedades e veículos, quanto os da cidade que se dizem superiores não apresentam as riquezas que eles têm. Então saudemos a esse povo tão merecido da comemoração que se tem neste dia, o dia 20, quando muitos setores públicos deram feriado em sua atenção.
Autor: Carlos Alberto - presidente da Associação dos Moradores do Povoado Machado, em Laranjeiras - SE

Nenhum comentário:

Parceiros

Parceiros