sexta-feira, 30 de julho de 2010

Além de atualizar material do site, entidade lança também cartilha com dicas de como navegar com segurança.

O Comitê para Democratização da Informática (CDI) divulgou nesta quarta-feira (28/7) novas orientações sobre o uso responsável da internet. O material está disponível tanto no site da entidade – internetresponsavel.com.br – quanto em uma cartilha com tiragem de 50 mil exemplares que será distribuída em lanhouses, escolas, telecentros e famílias.
O conteúdo, que também será distribuído em CD-ROM, traz textos dirigido aos pais e professores com orientações, sugestões de links, vídeos, reportagens, histórias em quadrinhos e jogos, que ajudam a fixar o aprendizado dos internautas mirins. "As crianças, cada vez mais presentes na Internet, precisam da orientação adequada para que a tecnologia seja benéfica para seu desenvolvimento", disse Rodrigo Baggio, fundador e vice-presidente executivo do CDI.
Levantamento da consultoria ComScore apontou que a faixa etária entre seis e 14 anos representa 12% da audiência total da internet brasileira, o que equivale a cinco milhões de internautas.
Uso da internet precisa de maior acompanhamento dos pais, diz pesquisa
Uma pesquisa realizada pela SaferNet, ONG que defende e promove os Direitos Humanos na Internet , com estudantes do Rio de Janeiro, indicou que o acesso à web começa muito cedo (64% entre os 10 e 13 anos e 26% entre os cinco e nove anos) e sem a orientação dos pais e professores, já que 27% dos entrevistados declararam que aprenderam a usar sozinhos a internet, enquanto 21% tiveram a ajuda de amigos.
"O computador pode ser uma arma, e os pais não têm noção do que essa máquina representa nas mãos de uma criança sozinha", disse a delegada-titular do departamento de Repressão à Crimes de Informática do Rio de Janeiro (DRCI/RJ), Helen Sardenberg. "A internet dá acesso a um mundo de relacionamentos para os quais elas ainda não estão preparadas".
As ações que promovem o Uso Responsável da Internet atingiram no ano passado aproximadamente 160 mil pessoas. O número é composto pelo público que recebeu os exemplares impressos do guia, fez downloads do material tanto no site do CDI quanto da operadora GVT (que apóia o programa) e ainda a comunidade atingida por apresentações de funcionários voluntários da operadora.
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/07/28/cdi-apresenta-novo-conteudo-sobre-uso-responsavel-da-internet/

Nenhum comentário:

Parceiros

Parceiros